Carregando...

MORGENSTERN

Bem-vindo ao futuro, à esperança, às estrelas do amanhã
SOBRE NÓS

O que é literatura?

Literatura é a arte da palavra, isto quer dizer que a literatura se caracteriza pelo ato de manipular a palavra, de usá-la de diferentes maneiras; de explorar seus possíveis sentidos, de inseri-la em diferentes contextos. Tudo isso para causar emoção.
E quais são as emoções que a literatura pode causa? As mais variadas: amor, ódio, tristeza, alegria, incomodo, nojo, desconforto, pena, identificação. É nesta identificação que se realiza o que Antonio Candido, estudioso de literatura, afirma sobre a função da literatura:

“A literatura é responsável por humanizar o ser humano” (Candido, 1989).

Isso significa que a linguagem literária se diferencia da linguagem comum, pois, por meio dela, pode-se ter várias reações; mesmo viajar sem sair de casa; voltar ao tempo, progredir nele; conhecer épocas, costumes, lugares que não se imaginava … Pela literatura, pode-se sentir o calor, a rigidez e a tristeza de um “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, bem como o frio, o mistério e a tensão de um “the black cat”, de Edgar Allan Poe.
A literatura, enfim, é muito mais do que o texto. O texto é apenas um “passaporte” para entrar em diferentes mundos e olhar através do olhar de seus personagens.

 

Referências:

Conteúdos passados pela professora de português do IFPR – Campus Assis Chateaubriand, Celina Gomes.

Por: Nathália Jorge.

 

Deixe uma resposta