Lançamento de Foguetes 2018

Na manhã de quarta-feira, no dia 16 de maio de 2018, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) — Campus Assis Chateaubriand realizou a sua 4ª Mostra de Foguetes, onde 75 alunos dos cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio, divididos em 25 equipes, lançaram os seus foguetes feitos de garrafas PET.  A competição  leva em consideração a distância entre a base de lançamento e o ponto de aterrissagem percorrida pelo foguete. Cada equipe possui três integrantes que podem ser de diferentes cursos e séries do campus – desde que todos sejam da modalidade Integrado ao Ensino Médio. As regras da competição são simples: o combustível deve ser padronizado utilizando apenas vinagre e bicarbonato de sódio, os foguetes devem ter sua estrutura feita de garrafa PET e a reação química deve ocorrer dentro da estrutura do foguete; já o projeto e a construção das bases é de livre iniciativa e proposição das equipes.
O professor de física do Campus e responsável pela organização, Bruno Garcia Bonfim, conta que a Mostra chegou a Assis Chateaubriand no ano de 2015 através de uma proposta do próprio professor e contou com a participação de apenas 4 alunos: Guilherme Tizon, Rafel Prates, Gabriele Castro e Ana Carolina Borian. Naquela edição, o alcance máximo atingido foi de 156 metros, sendo o suficiente para levar a equipe para a competição nacional na cidade de Barra do Piraí-RJ. Com isso, a equipe conseguiu ser a mais bem colocada entre as equipes do sul e sudoeste do país.

 

Lançamento de Foguetes no Campus

 

Artur Fernandes Almeida, técnico de laboratório de física, colaborou com a realização do evento e conta que “auxiliou os alunos na construção dos foguetes, no desenvolvimento aerodinâmico, nas aletas, no bico e na construção da base”. Ele considera que um dos principais fatores que os alunos do Campus IFPR Assis Chateaubriand possuem como diferencial na Mostra, é a possibilidade de simular em modelos computacionais a desenvoltura aerodinâmica dos foguetes, desse modo, os alunos conseguem ter uma completa visualização daquilo que estão projetando em termos teóricos para a aplicação na prática.
A equipe Rubkat, formada pelos alunos Bianca de Araújo Dias, Giovana Fiordelis Ramos e Jefer da Silva Stathler, sagrou-se campeã ao atingir a marca de 220 metros – batendo o recorde de todas as edições realizadas em Assis Chateaubriand – e irá disputar a etapa nacional da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) no mês de novembro na cidade de Barra do Piraí (RJ).

 

Estudante Jefer da Silva comemorando a vitória após a equipe conquistar o 1º lugar

 

A segunda colocação, com a marca de 164 metros, foi conquistada pelos alunos Jaqueline Bastos Lima, Stefany Almeida Hartmann e Guilherme Frederico Perusse da equipe For Fly, que receberão como prêmio uma visita técnica ao Polo Astronômico de ITAIPU. Já a equipe Fênix, formada pelas alunas Natália da Cruz Sozza, Danielly Furlaneto Azeredo e Natiely Cristiny Azeredo Vitorino, atingiu a marca de 136 metros, ficando com a terceira colocação e receberá um jogo de tabuleiro como prêmio.

 

Fonte: IFPR — Campus Assis Chateaubriand.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *